Avançar para o conteúdo principal

Grande reportagem SIC

Acabei há pouco de ver a (excelente!) Grande Reportagem SIC - "Abandono Silencioso" - sobre os alunos que se vêem obrigados a abandonar o curso superior com que tanto sonharam, por dificuldades económicas. Alguns dos estudantes ou ex-estudantes que foram entrevistados deixaram-me com lágrimas nos olhos. O esforço de muitos para ter comida na mesa e conseguirem, ao mesmo tempo, ter o material necessário para progredir, ou tão simplesmente o passe para os transportes de casa até à faculdade, é comovente. Quem se esforça tanto, quem abdica, quem dá tanto de si merece ser reconhecido e incentivado.É realmente triste, é mais do que triste, é indigno que se dêem bolsas de estudo tão medíocres ou que estas sejam cortadas, quando há tanto dinheiro mal gasto. É ignorância, é falta de visão, é negar que quanto mais alto for o nível de educação de uma sociedade, maior é a sua evolução, é negar o direito a um futuro que valha a pena.
Não acredito que os cidadãos tenham o país que merecem, porque este país não merece, certamente, estes estudantes. E estes estudantes mereciam um país digno de si.

Comentários

Mary disse…
Eu vi e senti-me uma priviligiada, porque nunca tive sequer que pensar em abandonar os estudos por motivos económicos. E ás vezes parece que nos esquecemos que nem todos têm a sorte de ser como nós e que há gente que passa dificuldades para por os filhos a estudar, para que eles possam ter uma vida um pouco melhor. E a única coisa que este país tinha que fazer era pegar nestas pessoas que têm tanta vontade de chegar mais longe e dar-lhe todas as condições para o fazerem, porque esta gente merece mais do que um filho de um riquinho qualquer que vai para a faculdade de bmw, mas que se queixa das propinas e que se calhar até tem bolsa, porque o pai sr dr advogado declara o mínimo. Senti-me indignada com este país e com estes políticos que arrastaram o país para a miséria e dão cabo dos sonhos destes jovens.
D. disse…
É que é mesmo disso que se trata, Mary, destruir sonhos. Já sei que muitas vezes as pessoas não arranjam emprego na área ou a vida dá uma volta completamente diferente, mas ter a oportunidade de tentar, de estudar, é sempre enriquecedor! Também nunca pensei em deixar o curso por questões de dinheiro, mas tenho plena noção de que era um encargo grande, que teve de haver uma gestão MUITO boa por parte dos meus pais e fiquei muito aliviada quando essa despesa deixou de existir.
É bem verdade, mesmo no meu grupo de amigos, os mais privilegiados são os que mais se queixam...

Mensagens populares deste blogue

:) yey!

Já chegou o meu certificado do mestrado! Que orgulho!:) Foi pena terem-mo mandado num envelope fanhoso, pelo correio, todo amassado...mas excepto isso... O diploma, custa um balúrdio (nunca percebi o motivo) e demora uns seis meses a chegar. Entretanto falta um mês e dois dias para eu estar de férias. Contagem decrescente. Se me vejo esparramada ao lado de uma piscina, até penso que é mentira.
Esta coisa da gestão das relações humanas e dos mal entendidos deixa-me exauridinha.