Avançar para o conteúdo principal
Não sei como se passa nas outras cidades, mas na minha há um monte daquelas escolas, que não sei bem o que leccionam, se são cursos profissionais, se são equivalências ao 12º ano, não faço ideia. O que sei é que quando passo por lá, estão invariavelmente, à porta (e peço desculpa por estar a generalizar porque há sempre excepções) pessoas com um aspecto pouco confiável, sempre a fumar, a falarem aos berros, a atirarem lixo para o chão e a serem mal-educadas com quem vai a passar. E não importa se são novos ou velhos, a educação ali não tem lugar. Não estou a falar decor, porque conheço professores e funcionários de duas das escolas, ouço histórias inacreditáveis, e admiro-os imenso porque, sinceramente, eu não conseguiria trabalhar num sítio com gente assim. E o mais bonito é que os "alunos" são pagos para frequentarem os ditos cursos.
Lembrei-me disto hoje porque esta manhã fui à farmácia, que é lá perto, e de repente ouço um barulhinho e um senhor com a cara toda a sangrar. Fui lá ter com o senhor, chamou-se o INEM, a polícia entretanto também chegou, e mais de meia-hora depois percebeu-se que tinha sido um aluno da tal escola que se lembrou de mandar uma bombinha ou explosivo ou lá como se chama, daqueles tipo Carnaval, pela janela fora! Mas depois não tinha sido ninguém! Certamente que o senhor, já com uns 70 anos, é que se foi pôr a jeito para ficar com a cara queimada e a sangrar. Depois não sei como terminou o episódio, aquilo estava para durar e eu tinha mesmo de vir embora, mas no meio da confusão toda, os autores da obra-prima ainda estavam lá todos a rir-se e a cuspir no chão. A sério, não sou nada adepta da violência, mas a falta de respeito põe-me maluca e uma vassoura pelas costas abaixo era mesmo do que eles precisavam!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esta coisa da gestão das relações humanas e dos mal entendidos deixa-me exauridinha.    
Primeira oportunidade de emprego em Terapia da Fala. Começo já para a semana. É um part-time, mas hoje de manhã, quando recebi a notícia, fiquei tão contente que até chorei.