Avançar para o conteúdo principal

CAA

Estou a estudar Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). É uma das cadeiras de que mais gosto no curso (embora goste das outras todas e ande, neste momento, apaixonada por Surdez, Paralisia Cerebral e Afasias...pronto, ok, gosto de todas, já se percebeu.lol).
Esta disciplina faz especial sentido uma vez que há um número bastante significativo de pessoas que não é capaz de comunicar utilizando a fala, quer por estarem totalmente incapazes de o fazer, quer por esta não preencher todas as funções necessárias.
Como já acho um tormento quando não tenho oportunidade para falar ou dar uma opinião, posso supôr o desespero de quem não tem sequer hipótese de o fazer porque simplesmente está preso em si ou não tem interlocutor que o compreenda.
Já imaginaram como seria irmos para a China, sem saber o idioma, e ninguém falar a nossa língua nem fazer um esforço para nos entender?Já pensaram no sentimento de pânico de quem quer comunicar um qualquer acontecimento grave e não consegue?Já pensaram na frustação de não ser capaz, de nunca ser capaz, vezes e vezes seguidas? Pois é...por isso é que em CAA aprendemos a ser interlocutores ainda mais válidos e atentos, por isso é que construímos quadros de comunicação e aprendemos signos e sistemas alternativos à fala, porque assim estamos todos mais juntos e somos todos ainda mais iguais, e eu adoro esta igualdade que permite que todos tenhamos os mesmos direitos (teoricamente, pelo menos).

Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar com a capacidade de comunicar, porque com ela depressa recuperaria tudo o resto...
Daniel Webster

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De maio a julho...

Caramba, como o tempo passa! Já não vinha aqui há dois meses! Entretanto fui de férias, descansei, apanhei solinho, li três livros em 10 dias, comecei a comer de forma muito mais saudável e, curiosamente, já não tenho uma crise de enxaqueca há mais de duas semanas (o que é um acontecimento histórico para quem sofria horrores umas três vezes por semana!). Estou em época de tranquilidade, acho eu...a planear a viagem que vou oferecer aos meus pais no Natal - sim, eu sei que falta meio ano, mas tenho um orçamento a cumprir e quero que sejam quatro dias inesquecíveis! Organizar, organizar... No trabalho tem estado tudo calmo, de tal forma que até sinto que algo está errado e que a qualquer altura a bomba vai rebentar. Até lá, aguardemos. Uma das minhas melhores amigas vai batizar as filhas, outra vai casar, a minha prima foi mãe ontem...enfim, a vida vai acontecendo!

Help

Ajudem-me lá, uma viagem de 4 dias, três na Disney e um em Paris, em regime de meia pensão, 700 euros. É muito? É bom? Ou consegue-se melhor? Sou novata nestas andanças...