Avançar para o conteúdo principal

Ser terapeuta da fala é...

1.Saber a que horas vai começar o dia mas nunca saber a que horas vai acabar.
2.Sair de casa arranjada e cheirosa e 2h depois estar descabelada, descalça, sentada no chão com um pequenote.
3.Ouvir os pais, os professores, os psicólogos, os assistentes sociais...e mais quem venha!
4.Telefonar para os pais, para os professores, para os psicólogos, para os assistentes sociais...e mais quem venha!
5.Passar por uma loja dos chineses e tentar perceber o que é que dali serve para intervenção.
6.Querer comprar urgentemente todos os livros sobre as nossas áreas de intervenção, mesmo aqueles que ainda ninguém escreveu.
7.Achar que todas as formações sobre X ou Y nos dariam imenso jeito.
8.Perceber que temos de escolher os livros que compramos no ponto 6 e selecionar as formações que vamos mesmo fazer no ponto 8.
9.No seguimento dos últimos três pontos, é aceitar que o dinheiro não chega para tudo e que tudo se paga nesta vida. Literalmente.
10.Sair do trabalho e ir estudar para casa...e chegar ao trabalho na manhã  seguinte e perceber que há "não terapeutas da fala" que têm vida social.
11.Ter dias em que se adora a profissão e outros em que se desespera por ela, por não saber como se pode alterar tudo o que não funciona.
12.Sossegar coraçõezinhos, que só querem é ser felizes, mas que têm 17 atividades extra curriculares e por isso a felicidade vai ter de esperar até domingo.
13.Ir no metro a observar se o passageiro da frente tem mordida cruzada ou se algures no ar passou um sigmatismo lateral.
14.Sabermos que estamos a dar o nosso melhor todos os dias mas sentir que não chega.
15.Pedirem-nos relatórios como quem pede copos de água mas depois não ter retorno.
16.Passar a vida a explicar o que é a Terapia da Fala.
17.Ir sair com outras terapeutas da fala, começar uma conversa sobre cinema ou o aquecimento global e terminar, invariavelmente, a discutir casos.
18.Ouvir os nossos pais a dizer "ai filha...que raio de curso que foste escolher, davas-me tanto jeito na fisioterapia!"
19.Chamarem-nos doutora, dona terapeuta, terapêutica, fisicoterapêutica, enfermeira da fala, doutora da língua, entre tantas outras pérolas.
20.Receber estagiárias e, finalmente, perceber algumas coisas que as nossas orientadoras nos diziam.
21.Afirmar convictamente que não se aguenta esta vida dois dias seguidos e afinal estar nela há seis anos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Help

Ajudem-me lá, uma viagem de 4 dias, três na Disney e um em Paris, em regime de meia pensão, 700 euros. É muito? É bom? Ou consegue-se melhor? Sou novata nestas andanças...

De maio a julho...

Caramba, como o tempo passa! Já não vinha aqui há dois meses! Entretanto fui de férias, descansei, apanhei solinho, li três livros em 10 dias, comecei a comer de forma muito mais saudável e, curiosamente, já não tenho uma crise de enxaqueca há mais de duas semanas (o que é um acontecimento histórico para quem sofria horrores umas três vezes por semana!). Estou em época de tranquilidade, acho eu...a planear a viagem que vou oferecer aos meus pais no Natal - sim, eu sei que falta meio ano, mas tenho um orçamento a cumprir e quero que sejam quatro dias inesquecíveis! Organizar, organizar... No trabalho tem estado tudo calmo, de tal forma que até sinto que algo está errado e que a qualquer altura a bomba vai rebentar. Até lá, aguardemos. Uma das minhas melhores amigas vai batizar as filhas, outra vai casar, a minha prima foi mãe ontem...enfim, a vida vai acontecendo!