Avançar para o conteúdo principal
Ontem de manhã cedinho a avó de uma grande amiga minha morreu. Era uma doente de cuidados paliativos e, sendo a minha amiga enfermeira e morando com a senhora, cuidou dela até ao fim, literalmente dia e noite. Foram três meses não dormidos, a posicioná-la, a alimentá-la, a trocar-lhe soro quando já não comia e a dar-lhe morfina quando nada mais havia a fazer. Acompanhei a situação bem de perto, sabia o carinho que a família lhe tinha.
Hoje foi o funeral, uma cerimónia bem simples mas das mais bonitas e sentidas a que já assisti. Totalmente a contrastar com a da minha avó, à qual metade das pessoas só apareceram devido ao extracto bancário do meu avô...
A minha amiga estava num esforço enorme para se conter, foi preciso dizer-lhe "CHORA!" para ela desbloquear... Uma das enfermeiras do centro de saúde que também acompanhava o caso e vinha prestar auxílio, aos domingos, quando era necessário, também apareceu para dar um beijinho à família - "Era este o meu horário de vir ver se estava tudo bem...hoje tinha esse horário vazio...a dona A. foi-se embora, mas não podia deixar de vir cá despedir-me dela!"
Tenho muito orgulho na minha amiga e fiquei com a esperança de que o futuro não seja assim tão negro quanto dizem que vai ser, porque hoje estive rodeada de boas pessoas, que praticam boas acções desinteressadamente, e isso só pode ser um sinal positivo.
Feliz Natal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esta coisa da gestão das relações humanas e dos mal entendidos deixa-me exauridinha.