Avançar para o conteúdo principal

Grande reportagem SIC

Acabei há pouco de ver a (excelente!) Grande Reportagem SIC - "Abandono Silencioso" - sobre os alunos que se vêem obrigados a abandonar o curso superior com que tanto sonharam, por dificuldades económicas. Alguns dos estudantes ou ex-estudantes que foram entrevistados deixaram-me com lágrimas nos olhos. O esforço de muitos para ter comida na mesa e conseguirem, ao mesmo tempo, ter o material necessário para progredir, ou tão simplesmente o passe para os transportes de casa até à faculdade, é comovente. Quem se esforça tanto, quem abdica, quem dá tanto de si merece ser reconhecido e incentivado.É realmente triste, é mais do que triste, é indigno que se dêem bolsas de estudo tão medíocres ou que estas sejam cortadas, quando há tanto dinheiro mal gasto. É ignorância, é falta de visão, é negar que quanto mais alto for o nível de educação de uma sociedade, maior é a sua evolução, é negar o direito a um futuro que valha a pena.
Não acredito que os cidadãos tenham o país que merecem, porque este país não merece, certamente, estes estudantes. E estes estudantes mereciam um país digno de si.

Comentários

Mary disse…
Eu vi e senti-me uma priviligiada, porque nunca tive sequer que pensar em abandonar os estudos por motivos económicos. E ás vezes parece que nos esquecemos que nem todos têm a sorte de ser como nós e que há gente que passa dificuldades para por os filhos a estudar, para que eles possam ter uma vida um pouco melhor. E a única coisa que este país tinha que fazer era pegar nestas pessoas que têm tanta vontade de chegar mais longe e dar-lhe todas as condições para o fazerem, porque esta gente merece mais do que um filho de um riquinho qualquer que vai para a faculdade de bmw, mas que se queixa das propinas e que se calhar até tem bolsa, porque o pai sr dr advogado declara o mínimo. Senti-me indignada com este país e com estes políticos que arrastaram o país para a miséria e dão cabo dos sonhos destes jovens.
D. disse…
É que é mesmo disso que se trata, Mary, destruir sonhos. Já sei que muitas vezes as pessoas não arranjam emprego na área ou a vida dá uma volta completamente diferente, mas ter a oportunidade de tentar, de estudar, é sempre enriquecedor! Também nunca pensei em deixar o curso por questões de dinheiro, mas tenho plena noção de que era um encargo grande, que teve de haver uma gestão MUITO boa por parte dos meus pais e fiquei muito aliviada quando essa despesa deixou de existir.
É bem verdade, mesmo no meu grupo de amigos, os mais privilegiados são os que mais se queixam...

Mensagens populares deste blogue

Esta coisa da gestão das relações humanas e dos mal entendidos deixa-me exauridinha.    

Adeus Amor Adeus ou a Poesia

Eu quero remar, Eu quero remar mas já desististe De tanto chorar, de tanto chorar E eu não sou de largar, não sou de largar Até o teu sorriso ficou triste Mas já não te prendo Adeus, amor adeus Não queres ficar E eu aceno e finjo que entendo Que no teu barco falte eu Até um dia, amor adeus Até ao dia em que nos teus braços falte eu Até ao dia em que nos teus braços falte eu Amor, adeus Até um dia Amor, adeus E o grito seja mudo Eu quero pedir mas tu já não mudas E o que há de bonito no mundo Não seja nada sem mim Eu quero pedir Nem sei existir De tanto te ouvir De tanto te ouvir Calaram-se as vozes E eu nem sei existir Adeus, amor adeus Sem ser nos teus passos Tu queres sair E a mentir digo que ultrapasso Até um dia, amor adeus Amor, adeus Até ao dia em que nos teus braços falte eu Que no teu barco falte eu Amor, adeus Até um dia Até ao dia em que nos teus braços falte eu Até ao dia em que nos teus braços falte eu E o grito seja mudo E o que há de